Tipos de Camuflagem

Ripstop Verde Oliva

Usado extensivamente pelos soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial, e também na Guerra do Vietnam. Muitos tanques e outros veículos foram também pintados nesta cor. Não sendo muito eficaz, foi mais tarde trocado pelo Tiger Stripe e pelo Woodland.

Este tipo de verde é ainda hoje usado, mais ou menos na sua forma original (a nível de cor), especialmente em ambiente urbanos/artificiais por equipes S.W.A.T. e também pelos Navy S.E.A.L. Usado também em equipamento tático para poder ser usado em conjunto com outros padrões e manter alguma coerência na camuflagem (por exemplo: joelheiras OD com B.D.U. Woodland). Assim, torna-se uma cor econômica nos custos com equipamentos. Este tipo de “padrão” também passa simplesmente por ser de cor verde escuro, de uma tonalidade neutra para não se destacar muito das cores existentes no ambiente circundante.

Eficaz em: Floresta / Selva

Relativamente eficaz em: Urbano

Pouco eficaz em: Deserto

 

Ripstop Preto

Usado preferencialmente por equipes antiterrorismo tais como a S.W.A.T., as S.A.S. e o G.I.G.N. O preferido para operações noturnas ou em ambientes de luminosidade reduzida. Para estas situações é comum existir a troca do preto para o azul.

A cor preta também é usada, curiosamente, pelo aspecto sinistro e pelo fator psicológico que causa nos opositores. É também a cor mais neutra que existe em material tático, pelo que a máxima “o preto fica bem com tudo” também é aplicável neste ramo. Contudo, mesmo para ambientes noturnos, não é a melhor das camuflagens.

Eficaz em: Urbano / Noturno

Pouco eficaz em: Deserto / Selva / Floresta

 

Ripstop Kaki

Esta cor é essencialmente usada em equipamento, e nunca em BDUs. Empregue geralmente em conjunção com BDUs para deserto como o Deserto Tricolor e MARPAT Deserto. Assim torna-se uma cor altamente adaptável a qualquer camuflado de deserto. Podemos chamar-lhe de “OD do Deserto”. A diferença entre Tan e Kaki é muito pouca. Subindo na escala de intensidades, encontraremos o tom Coyote, apresentando-se como um castanho mais escuro.

Eficaz em: Deserto

Relativamente eficaz em: Montanha

Pouco eficaz em: Urbano / Selva / Floresta

Woodland

O padrão Woodland foi introduzido em 1981 para substituir o OD. Adotado por vários países como Bósnia, Israel, Espanha e muitos outros e obviamente pelos EUA, os quais estão agora a substitui-lo pelo ACU (“Army Combat Uniform”). Intensivamente usado pelos EUA nos últimos anos, tanto no ramo do Exército (Incluindo Forças Especiais, SEALs, etc.) como na Marinha. Este é composto por 4 cores: verde, castanho escuro e claro, e preto. As manchas são de dimensão média. Atualmente é um padrão em desuso, vindo a ser substituído pelos padrões digitais mais eficazes.

Eficaz em: Floresta

Relativamente eficaz em: Urbano / Montanha / Selva

Pouco eficaz em: Deserto

 

Urbano

Composto por 4 cores: Branco, Preto, Cinza escuro e Cinza claro. Tem a mesma mancha e resolução do Woodland, pois se baseia neste padrão já conhecido. As suas cores de elevado contraste e na base dos tons de cinza, destina-o para ambientes urbanos. Pouco utilizado no mundo pelas forças militares, onde atualmente está fora de uso. Contudo, o padrão prevalece famoso para civis que o utilizam em roupa estilo street-wear.

Eficaz em: Urbano

Pouco eficaz em: Deserto / Floresta / Selva / Montanha

            

Guerra do Iraque ou Deserto Tricolor

Esta variante do padrão Deserto veio substituir o descontinuado, mas talvez bastante conhecido, Deserto de 6 cores com as “pepitas de chocolate”, um padrão inicialmente feito por engano, tendo em conta os cenários onde iriam ser utilizados. O Desert tricolor comprovou-se como sendo muito mais eficaz.

Este padrão acabou por ver mais ação nestes últimos anos na Operação “Iraqi Freedom” do que durante os anos para os quais foi inicialmente desenvolvido, sob a forma de 3 cores. Espera agora substituição pelos mais recentes e considerados mais eficazes, padrões digitais. Apresentando menos 3 cores do que o antigo Deserto de 6 cores, este passa simplesmente por uma base castanho claro (“Tan”), manchas grande de um verde pálido de tom claro com sombreados de castanho-escuro.

Eficaz em: Deserto

Relativamente eficaz em: Montanha

Pouco eficaz em: Montanha / Deserto / Urbano

 

Digital Deserto ou MARPAT Deserto

Desenvolvido pelo Corpo de Fuzileiros dos EUA, o MARPAT (MARine Disruptive PATtern) não é necessariamente um conceito novo. O modo como foi desenvolvido faz com que o olho humano reaja aos pixels de modo a que não note nenhuma margem de mudança de cor (presente nos típicos camuflados de manchas de diferentes cores) e que desta maneira o camuflado não se destaque como um padrão isolado inserido na natureza, mas sim que não se destaque de forma alguma, e assim sendo, se integre melhor.

O MARPAT, como faz parte do nome, foi desenvolvido pela Marinha norte-americana e é usado pela mesma, nas duas formas que o compõe atualmente, o Woodland e o Deserto. Está planejado também o seu uso fora dos fuzileiros, sobre outro esquema de cores conhecido como o “Navy Working Uniform” (ou Farda de Trabalho da Marinha). Esta variante Deserto é composta por uma grelha de pixels castanho claro (“Tan”) em maior quantidade, sendo depois completo por 3 tons de castanho mais escuros, sendo o grau de escurecimento do tom de castanho inversamente proporcional à sua abundância no padrão, ou seja, o tom de castanho mais escuro neste padrão irá ser o que existe em menos quantidade.

Eficaz em: Deserto

Relativamente eficaz em: Montanha

Pouco eficaz em: Floresta / Selva / Urbano

 

Digital Universal ou ACU

O ACU (“Army Combat Uniform”) foi desenvolvido para substituir o BDU (em uso desde 1981). Não mudando só o padrão em si, esta farda foi feita pensando nos soldados, e por esta mesma razão desenvolvida com a opinião dos mesmos. Em relação ao BDU, sofreu diversas alterações, como por exemplo, a disposição de bolsos (que se encontravam anteriormente em posições ineficazes, especialmente quando se usava um colete tático por cima). A modelagem da farda foi planejada para restringir o mínimo possível todos os movimentos.  Foram criados compartimentos  para inserir proteções para os cotovelos e joelhos. De um modo geral, eliminou muitos erros ou falhas presentes nos antigos BDU’s Woodland.

Este atualmente será implementado no Exército Americano, e virá brevemente a tomar o lugar de padrão base, tal como os MARPAT na Marinha.

O nome ARPAT (Army Pattern) “All-Terrain” deste padrão não vem por acaso. As cores presentes neste padrão “digital” caminham no sentido de fazer com que este seja eficaz no maior número de cenários. Possuem um fundo begê tipo Tan, e zonas cinza esverdeado de densidades diferentes, uma mais clara que a outra para inserir algum fator de profundidade de campo retirada pela ausência de preto neste padrão. Este misto de 3 cores faz com que seja relativamente eficaz nos 3 principais cenários de combate, embora seja essencialmente um padrão de combate urbano. Este padrão tende a destacar-se no ambiente florestal.

Eficaz em: Deserto / Montanha / Urbano

Pouco eficaz em: Floresta / Selva

Chocolate Chip

Era a camuflagem utilizada pelo militar dos Estados Unidos durante a Guerra do Golfo e no início de 1990. A camuflagem recebeu esse apelido porque se assemelha ao chocolate da massa do biscoito.

Apesar do camuflado Chocolate Chip tornar-se conhecido durante a Guerra do Golfo, foi originalmente concebido em 1962. O Exército, acreditando que ele talvez teria de intervir nos conflitos árabe-israelenses, desenvolveu um padrão de teste usando os desertos do sudoeste dos Estados Unidos como um modelo. Quando a hostilidade no Oriente Médio acalmou, o padrão de teste foi utilizado. A formação da “Rapid Deployment Force” (RDF), em 1979, com a missão de operar no Oriente Médio, e proteger os interesses americanos na região do Golfo Pérsico, viu a necessidade de roupa camuflada para o deserto surgir novamente.

Eficaz em: Deserto

Relativamente eficaz em: Montanha

Pouco eficaz em: Floresta / Selva / Urbano

 

Aeronáutica

 

Blue Sky

 

 

Deserto

 

Digital Urbano

 

Digital Americano

 

Digital Bluesky

 

Digital Florestal

 

Digital Gelo

 

Exército Brasileiro

 

Moka

 

Urbano Gelo

 

Rip Stop - Verde Petróleo

Sobre a loja

Empresa especializada em fornecer e confeccionar fardamentos especiais, disponibilizar calçados e acessórios para o uso militar, civil e para prática de esportes. Usamos o RIP STOP PROFISSIONAL para confecção dos fardamentos, material de ótima qualidade e acabamentos de alto padrão. Com o crescimento de admiradores e praticantes no Airsoft, Paintball, Caça, Pesca e Praticantes de Tiro Esportivo, pesquisamos sempre o que a de melhor no mercado para melhorar o desempenho e agradar a todos os nossos clientes.

Social
Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

MAURICIO BRITO ARAUJO ME - CNPJ: 23.188.107/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2019